Meu RNE venceu na pandemia, o que devo fazer?

RNE vencido na pandemiaRNE vencido na pandemia – Para solicitantes que tiveram o seu RNE-CRNM vencido durante a pandemia, ou seja, expirado a partir de 16 de Março de 2020 terão um prazo prorrogado para Renovação do RNE-CRNM. Segundo o site do Governo, o prazo foi prorrogado até o dia 15 de Março de 2022. Portanto, os solicitantes que não conseguiram se regularizar durante o prazo estipulado por lei não sofrerão penalidades por conta dos atrasos ocorridos neste período de pandemia.

Esse processo se aplica aos imigrantes que estejam com o requerimento de autorização de residência em mãos, mas que não estão conseguindo realizar o agendamento devido às restrições de horário da unidade de atendimento da Polícia Federal (PF). Dessa forma, não haverá aplicação de multa por atrasos para quem está realizando o processo de Renovação do RNE na pandemia. Além disso, é necessário que esse determinado solicitante tenha mantido residência em território nacional durante esse tempo. 

Além do mais, estrangeiros que estão a turismo no Brasil, mas que desejam permanecer para obter a Autorização de Residência, é aconselhável procurar a PF para prorrogar a estadia, se não conseguir resolver a questão do processo dentro do seu prazo de estadia.

Como tirar o RNE-CRNM?

O processo de Renovação do RNE não se difere do processo de emissão do primeiro RNE-CRNM. Sendo assim, nesse parágrafo iremos explicar todo o passo a passo desse procedimento.

Primeiro passo: O solicitante deve acessar o site da PF (todo o processo de RNE-CRNM é realizado na Polícia Federal) e preencher corretamente todo o formulário eletrônico, é importante ter todos os documentos pessoais em mãos.

Segundo passo: Depois de preencher o formulário é necessário realizar o pagamento da Taxa GRU. O valor da taxa está atualmente em R$ 204,77 e pode ser paga em agências bancárias, casas lotéricas ou agências dos Correios.     

Terceiro Passo: Depois disso, o solicitante deve acessar o site da PF novamente e agendar uma data e horário no calendário da PF para realizar esse pedido. 

Quarto Passo: O solicitante deve comparecer pessoalmente para realizar o atendimento em um posto da PF, no dia e hora marcada. Além disso, é necessário ter em mãos todos os documentos essenciais para realizar o pedido de renovação.

Quinto Passo: O último passo desse processo é realizar a retirada do novo RNE-CRNM no posto de atendimento da Polícia Federal. Para se certificar que o seu documento está realmente pronto é só acessar o site da PF. Além disso, para realizar a retirada do documento o solicitante deve agendar um dia e horário.

Dica importante:

Se você tem dificuldades ou não consegue realizar esse processo, indicamos que fale com uma Consultoria Especializada em RNE-CRNM. A mesma irá te auxiliar em todo esse procedimento de forma clara e fácil. 

Qual a validade do RNE-CRNM?

A validade do RNE-CRNM é de 9 anos. Sendo assim, é importante sempre ficar atento aos prazos de validade do seu documento.

Quais os documentos para renovar o RNE?

Como dito anteriormente, para realizar a Renovação do RNE-CRNM o solicitante deve ter documentos essenciais em mãos. Portanto, iremos indicar quais os documentos básicos para realizar esse procedimento abaixo:

  • Comprovante de pagamento da Taxa;
  • RNE-CRNM anterior (o RNE-CRNM vencido) – para furto ou perda do documento será necessário comprovar com um boletim de ocorrência em mãos;
  • DOU: O solicitante deve ter o documento publicado no Diário Oficial da União ( esse documento depende do tipo de processo);
  • Duas fotos recentes (fotos devem ter fundo branco, coloridas e no tamanho 3×4);

Observação:

Esses documentos são básicos, cada perfil terá documentações específicas exigidas pela PF.

 

Por Visto Online Express