Quais são os documentos para se Naturalizar Brasileiro?

Documentos para Naturalizar Brasileiro

Documentos para Naturalizar Brasileiro  – Existem quatro tipos de Naturalização Brasileira, cada uma delas possui um perfil específico. Sendo assim, as documentações para se naturalizar no Brasil vão de acordo com o perfil do imigrante e qual o tipo de Naturalização que se encaixa com a sua descrição. 

No entanto, os documentos básicos que todo imigrante deve ter em mãos para solicitar a Naturalização Brasileira são: CPF; Passaporte válido e RNE-CRNM original e válido. 

Tipos de Naturalização Brasileira

Para saber em qual perfil você se encaixa, fizemos uma lista com as características básicas de cada tipo de Naturalização. Veja abaixo:

  • Ordinária – Essa determinada naturalização é concedida a estrangeiros que tenham capacidade civil (segundo a lei brasileira); residente em território brasileiro há pelo menos 4 anos (esse prazo pode ser reduzido em alguns casos); boa comunicação em língua portuguesa e não possuir condenação penal.  O prazo de residência para Naturalização Ordinária será reduzido para os imigrantes que tenham filho, companheiro ou cônjuge brasileiro, prestar serviço importante para o Brasil ou capacidade profissional. 
  • Provisória – Para o imigrante criança ou adolescente que tenha residência em território nacional antes de completar 10 anos de idade. Portanto, esse documento deve ser requerido pelo representante legal do menor. 
  • Extraordinária – Concedida a pessoa de qualquer nacionalidade fixada no Brasil há mais de 15 anos ininterruptos. Além disso, esse determinado imigrante não pode possuir condenação penal.
  • Especial – Concedida ao cônjuge ou companheiro, há mais de 5 anos, de algum integrante do Serviço Exterior Brasileiro em atividade ou também para pessoa a serviço do Estado brasileiro no exterior (em missão diplomática). Para conseguir essa determinada naturalização, o imigrante deve ter capacidade civil (de acordo com a lei brasileira); boa comunicação em língua portuguesa e não possuir condenação penal.

Naturalização Brasileira 2021

O processo de emissão da Naturalização Brasileira é um procedimento delicado e que requer muita atenção do solicitante. Atualmente todo o processo de pedido da Naturalização é realizado de forma online. Portanto, o primeiro passo é acessar o site oficial do Ministério da Justiça e Segurança. Dentro do site, clique em  “Naturalizar-se”. Depois disso, é necessário preencher um formulário eletrônico e realizar o upload com todos os documentos necessários para realizar o seu pedido de emissão do documento. Dessa forma, todas as suas documentações e informações serão analisadas pelo Ministério da Justiça. 

Após a sua aprovação de emissão da Naturalização Brasileira, será necessário um agendamento com a Polícia Federal (PF) para atendimento presencial. Portanto, acesse o site da PF e realize o agendamento no calendário disponibilizado pelo site.

Depois disso, o solicitante deve comparecer pessoalmente na PF de acordo com horário e data marcados. Além disso, é obrigatório ter em mãos todos os documentos originais solicitados e realizar a coleta da biometria. 

Por último, basta ficar atento a todo momento ao andamento do processo para retirar o seu documento.

Dica importante:

Se você não tem tempo de realizar esse processo, indicamos que fale com uma Consultoria Especializada em Naturalização. A mesma irá te auxiliar em todo esse procedimento de forma rápida e fácil. 

Quanto tempo demora o processo de naturalização no Brasil?

Com todos os documentos reunidos e o processo iniciado, o prazo para a análise do pedido com o Ministério da Justiça é de cerca de seis meses. Mas, esse determinado prazo pode ser alterado por diversos fatores.

 

Por Visto Online Express