Como tirar a naturalização brasileira para estrangeiros?

Naturalização brasileira para estrangeiros

Para conseguir realizar o pedido de Naturalização Brasileira para estrangeiros o solicitante deve seguir algumas determinadas etapas. O primeiro passo é escolher qual o tipo de naturalização que combina com o seu perfil. Portanto, os tipos de naturalização são: Extraordinária, Especial, Provisória e Ordinária.

O pedido deve ser realizado no site oficial do Ministério da Justiça e Segurança, para realizar esse pedido o solicitante deve ter documentos essenciais para o tipo de naturalização requerida. Dessa forma, o pedido será encaminhado para análise do Departamento de Migrações. 

Em caso de aprovação da naturalização, o pedido será publicado no Diário Oficial da União. Dessa forma, o solicitante deve entregar a sua RNE-CRNM (Carteira de Registro Nacional Migratória) em um posto de atendimento da Polícia Federal. Para que dessa forma, seja fixado junto na RNE-CRNM a Naturalização Brasileira requerida.

Quais são os tipos de naturalizações brasileiras?

Como dito anteriormente, existem alguns tipos de naturalização. Portanto, iremos falar um pouco sobre cada uma delas abaixo:

Extraordinária: Esse tipo de naturalização é destinado para estrangeiros que estão morando no Brasil há mais de 15 anos ininterruptos. O estrangeiro deve ter moradia no Brasil e não pode ter nenhuma condenação penal.

Especial: Esse requerimento é bem específico. Sendo assim, deve ser concedido pelos companheiros (com cinco anos de união) de integrante do Serviço Exterior Brasileiro que estejam em atividade, ou que tenham sido empregados em missão diplomática, o tempo de permanência deve ser mais de 10 anos ininterruptos. Além disso, esse mesmo migrante deve conseguir se comunicar em língua portuguesa e não ter nenhuma condenação penal no país. 

Provisória: Esse pedido é destinado para crianças que ainda não completaram 10 anos de idade, mas que já possuem residência no Brasil. Portanto, todo esse pedido deve ser realizado por um responsável legal do menor. Além disso, a criança terá a Naturalização transformada em definitiva quando o menor completar 18 anos de idade. 

Ordinária: Para realizar esse pedido de naturalização o estrangeiro deve seguir alguns requisitos, como: ter residência em território nacional (mínimo 4 anos); aprovação em uma instituição credenciada pelo MEC (Método de Educação e Cultura) ou a aprovado pelo CELPE BRAS (Prova de Proficiência da Língua Portuguesa) para assim ter boa comunicação em língua portuguesa, ter capacidade civil segundo a lei brasileira e não possuir nenhuma condenação penal.

Dica importante:

Se você quer realizar o pedido de Naturalização Brasileira e não sabe como, indicamos que fale com uma Assessoria Especializada em Naturalização. A mesma irá te auxiliar em todo esse procedimento, de forma rápida e fácil. 

Quais os documentos necessários para o pedido da Naturalização Brasileira?

Visando que existem diversos tipos de naturalização como dito acima, os documentos serão analisados de acordo com a solicitação. No entanto, os documentos básicos são:

  • Passaporte válido;
  • CPF;
  • RNE/CRNM original e válido;
Pedido reprovado, o que fazer?

Em caso de Reprovação da Naturalização Brasileira o solicitante receberá uma notificação avisando para realizar a complementação dos dados e documentações apresentadas. Sendo assim, o prazo destinado para a complementação desses documentos será de trinta dias corridos. 

 

Por Visto Online Express