O que significa a sigla CIE?

Qual é a diferença entre CIE e RNE

Qual é a diferença entre CIE e RNE? A CIE é uma abreviação antiga de Carteira de Identidade de Estrangeiro ou chamado popularmente de Carteira do Estrangeiro. Após a Nova Lei de Migração de 2017, o CIE passou a ser conhecido como CRNM. Ambos possuem o mesmo significado. 

Esse documento é o mais importante para o migrante que deseja residir no Brasil. Esse determinado documento é como se fosse o RG para os Brasileiros, o seu documento de identidade. Esse documento é estabelecido pela Lei n° 13.445/2017 que mostra informações essenciais, como, por exemplo, nome completo, data de nascimento, nacionalidade, nome dos pais e entre outras informações básicas. 

O que significa a sigla RNE?

A sigla RNE é destinada ao Registro Nacional de Estrangeiros. Esse documento é uma identidade para estrangeiros que querem residir no Brasil. O intuito deste documento é o mesmo de CRNM, são o mesmo documento. No entanto, a sigla RNE é antiga e atualmente somente é utilizada a CRNM. 

Qual é a diferença entre CIE e RNE? – Como obter a CRNM?

O processo de obtenção do CRNM-RNE é bem complicado e burocrático. Sendo assim, vamos explicar um pouco sobre esse procedimento abaixo:

Primeiro Passo: O solicitante deve acessar o site oficial da Polícia Federal (PF) e preencher um formulário eletrônico. Após o preenchimento o solicitante deve salvar e imprimir o formulário. 

Segundo Passo: Após realizar todo o processo com todos os documentos necessários e comprovados, o solicitante deverá agendar um atendimento na PF. Esse é o processo mais complicado, pois é bem difícil conseguir um dia disponível na agenda da PF. 

Uma dica é falar com um Consultor Especializado em CRNM-RNE, o mesmo ficará atento a todo momento para que quando surgir uma vaga na PF consiga seu atendimento.

Terceiro Passo: Nesse passo o solicitante deverá realizar o pagamento da Taxa GRU. Sem realizar esse pagamento não dá continuidade ao processo. 

Quarto Passo: Para finalizar o processo é necessário comparecer no dia agendado com a PF. Nesse passo o solicitante deve estar com todos os documentos necessários em mãos. 

Dica Importante:

Esse processo pode parecer simples, mas é bem burocrático Além disso, ele demanda muita atenção e tempo do solicitante. Sendo assim, indicamos que procure uma Consultoria Especializada em CRNM-RNE. O mesmo irá te auxiliar em todo esse procedimento e assim você terá seu documento em mãos de forma rápida e fácil.

Quais documentos devo apresentar na PF?

Como dito anteriormente, no dia do atendimento com a Polícia Federal é necessário ter alguns documentos essenciais. Sendo assim, vamos citar cada um deles abaixo. Ressaltando, que em casos específicos a PF solicitará mais documentações.  

  • Formulário preenchido corretamente;
  • Comprovante de residência (cópia)
  • Duas fotos 3×4 – coloridas e com fundo branco;
  • Documento de identificação oficial – como, por exemplo, Passaporte;
  • Comprovante de pagamento da Taxa GRU;
  • Visto Consular Brasileiro e formulário original desse determinado visto.
  •  Caso o solicitante tenha permanência obtida no Brasil, é preciso levar um formulário do Diário Oficial da União (D.O.U);

Qual o valor da taxa GRU?

A Taxa GRU atualmente é no valor de  R $204,77. Além disso, é incluso uma taxa de R$168,13 para o processamento e avaliação de pedidos de Autorização de Residência. A taxa GRU é gerada diretamente pela Polícia Federal. 

Qual a validade do CRNM?

Atualmente o CRNM possui a validade máxima de 09 anos. Sendo assim, o solicitante deve sempre estar atento para realizar a Renovação do seu CRNM-RNE

 

Por Visto Online Express